Antes de fazer a sua escolha, veja algumas dicas para você:
BOVINAS (Gado)
Picanha - A rainha das carnes preferida entre os gaúchos pode ser assada inteira ou fatiada. Saborosa, tem sabor acentuado pela capa de gordura que possui. Excelente escolha fica ótima se temperada apenas com sal grosso, ou mesmo, com o próprio sal refinado. O corte da picanha fica localizado na anca do boi, próximo a alcatra. A carne deve pesar entre 1kg e 1,5kg, caso você encontre pedaços maiores que esse, cuidado, pois uma parte do coxão duro pode estar junto a carne. Pode ser assada mal passada, ao ponto ou bem passada.
Costela - É a parte superior da caixa torácica do bovino. Ótima para churrascos e assados é o corte com maior variedade de texturas, sabores e aromas dentro de uma mesma peça. Por possuir uma generosa camada de gordura, além de ser uma carne fibrosa, necessita de tempo na hora do preparo. Tem que ser bem passada.
Alcatra - Macia e como pouca gordura, essa carne é ideal para o preparo de bifes, refogados, assados ou ensopados. Por ser uma peça grande a alcatra abrange a maminha, a picanha, o baby-beef e o miolo da alcatra. Pode ser assada inteira no espeto ou na grelha, mas cuidado, se assadas juntas podem perder a peculiaridade de seus sabores. Também evite cortes finos, pois a carne pode ressecar. Pode ser assada mal passada, ao ponto ou bem passada.
Contra Filé - Carne macia, de sabor acentuado, e deve ser assada em alta temperatura para que não enrijeça. Antes de prepará-la remova o nervo lateral, que pode ser extraída seguindo a fibra da carne. Pode ser assada mal passada, ao ponto ou bem passada.
Fraldinha ou vazio - Muito saborosa, essa carne fica excelente em ensopados, picados, cozidos, carne moída, carne recheada, caldos e sopas. Localizada na lateral da costela à perna traseira do boi, ela é constituída de feixes musculares mais grossos e longos. Ótima para ser preparada assada em churrasco ou na grelha, devendo sempre ser cortada em tiras grossas.
SUINAS (Porco)
Costela - É a parte superior da caixa torácica do porco deve possuir uma camada de gordura. Necessita de tempo na hora do preparo. Tem que ser bem passada, e pode ser agregado outros temperos na hora de assar.
Lombo ou lombinho - Carne muito suculenta, deve ser assada com fogo médio e bem passada, deve-se tomar o cuidado para que não fique muito seca, esta carne pode ser temperada de véspera em avinhadalho.
Pernil – Geralmente cortado em medalhões, deve ser assada em fogo médio.
Saborosa e pode ser temperada de véspera assim como o lombo.
OVINAS (Ovelha)
Paleta – É a parte superior da perna traseira da ovelha, muito saborosa, deve ser bem passada e o tempero é o sal grosso.
Costela - Assim como a costela bovina e a suína de exelente sabor, deve ser servida bem quente bem passada e o tempero é o sal grosso.
Carré – Tempero sal grosso, bastante tempo de fogo por possuir muito osso em sua estrutura, servir bem passado.
Espinhaço - Ideal para fazer cozidos, com aipim, com batatas e outros. Mas assado na brasa fica delicioso. Sempre bem passado e o tempero o sal grosso.
AVES (Frango)
Sobre-coxa, asa, sobre-coxa da asa, coxa, coração – Todas as aves devem ser temperadas de véspera para melhorar seu sabor. Todos os corte são assados da mesma forma, devem ser bem passados e deve salgar com sal fino ao contrario das outras carnes.
Tags:
Dicas Culinárias